Qual o risco das tsunamis no Brasil?
Nos últimos dias, com a erupção do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, muito tem se especulado sobre os riscos e os impactos que essa erupção pode causar na região, e como uma das consequências, seria possivelmente causar um tsunami no Brasil, mas com tanta informação circulando nas redes sociais, você saberia dizer qual o risco de acontecer uma tsunami no Brasil?
Pensando nisso, preparamos esse artigo para que você possa entender e tirar de uma vez por todas, suas dúvidas sobre este fenômeno.
Para começar, é preciso compreender primeiro o que é o fenômeno, sendo assim, os tsunamis podem ser definidos como ondas oceânicas gigantes, que são geradas como consequência da atividade de terremotos ou outros eventos geológicos, como por exemplo, a queda repentina de um grande material de rochoso e gelo no mar capaz de gerar uma onda gigante no oceano.
Mesmo assim, o risco de uma erupção vulcânica como a ocorrida nas Ilhas Canárias, causar um tsunami é quase nula, visto que, a maior parte dos tsunamis acontecem em decorrência da movimentação de placas tectônicas presentes no fundo dos oceanos.
Desta forma, os brasileiros podem respirar aliviados, pois o nosso território não está próximo a nenhuma dessas placas tectônicas, para que haja um risco real de que esse fenômeno possa desencadear a origem de um tsunami por aqui.
No entanto, especialistas divergem, para uns a chance é praticamente nula e outros dizem que existe, sim, um certo risco de que o Brasil venha sim ser atingido por um tsunami no futuro, mas antes que você se desespere, isso dependeria de uma série de fatores, e a origem do tsunami seria localizada em algum país do continente africano, próximo da costa noroeste.
Uma curiosidade, a maior parte dos piores tsunamis da história ocorreu em países, localizados na costa do oceano Pacífico.
Vimos o que pode ser a causa de um tsunami, no entanto, não é qualquer onda grande que pode ser considerada um tsunami. Confira!
O que é considerado um tsunami?
A onda precisa ter um comprimento entre 10 e 500 km, para ser considerada um tsunami, além disso o tempo de formação da onda também é levada em conta para caracterizar um tsunami, tendo um período de formação relativamente lento, do que as ondas normais, um tsunami pode levar alguns minutos para se formar.
Apesar de levar um certo tempo para se formar, essas ondas gigantes invadem áreas litorâneas, com um alto poder de destruição, e rapidamente causam inúmeros estragos por onde passam. E quanto maior a intensidade do fenômeno que deu origem ao tsunami, maior tende a ser a velocidade de propagação das ondas, o que, por consequência, tem um poder de destruição ainda maior nas áreas atingidas.